Blog

Saiba quais são as novidades mais esperadas do setor para este ano e como aproveitá-las

Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez maior de recursos diferenciados, muitas são as tendências da construção civil para 2022. Assim como outros setores, esse ramo está em constante evolução e, mesmo após a crise provocada pela pandemia do coronavírus, o crescimento não para.

Conhecer o que há de novo no mercado e saber como aplicar em sua construção são alguns aspectos que ajudarão você a ter uma obra mais eficiente e com muita qualidade. Afinal, quem não quer aproveitar as novidades e ter um imóvel construído de maneira excelente?

Pensando nisso, listamos algumas dessas tendências. Confira a seguir! 

Uso cada vez maior da tecnologia

A tecnologia vem revolucionando diversos setores, e na construção civil não é diferente. Muitas novidades estão sendo inseridas no nicho para trazer inovação e transformar os processos básicos, levando o setor ainda mais longe.

Entre as ferramentas mais utilizadas na construção civil, podemos citar, por exemplo, a Modelagem da Informação da Construção (BIM) ou tecnologia 3D, o uso de robôs e de inteligência artificial em diversas etapas de uma obra, entre outros.

Aplicação de recursos sustentáveis

Outra ideia que está entre as principais tendências da construção civil são as aplicações sustentáveis. Muitos setores estão fazendo uso desses recursos e, assim, colaborando com o meio ambiente, tendo menos desperdícios, gerando economia e sem perder a eficiência.

Algumas formas de colocar em prática a sustentabilidade têm sido investindo em reaproveitamento de água, instalação de placas solares e muitas outras ferramentas. Além dessas, os telhados em steel frame são excelentes para evitar desperdícios e garantir uma instalação sem exageros.

Estruturas pré-fabricadas

As estruturas pré-fabricadas são outro recurso que já vem crescendo há um bom tempo. Mesmo assim, as também chamadas estruturas modulares continuam sendo uma tendência prevista para este ano. 

Alguns dos motivos pelos quais esse recurso está fazendo cada vez mais sucesso são o controle de custos, a facilidade de manuseio, a redução de desperdícios e a colaboração para a sustentabilidade. Ou seja, proprietários de imóveis ou construtores que adotarem as estruturas pré-fabricadas obterão grandes benefícios.

 

Valorização da mão de obra qualificada

Todos sabemos que não adianta apenas investir em materiais de primeira linha, é preciso que a execução do serviço também seja de excelência. Por isso, a mão de obra qualificada está sendo ainda mais requisitada.

Serviço especializado traz vantagens como qualidade, finalização em menor tempo, segurança, entre outras. Portanto, contar com uma equipe bem treinada é uma das principais buscas de quem está construindo. 

Essas são algumas das principais tendências da construção civil para 2022. No entanto, há muitos outros recursos disponíveis para quem quer uma obra diferenciada e que faça uso dos itens mais inovadores do mercado.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais informações importantes para o setor.

Deixe uma resposta