Blog

A questão mais fundamental do nosso tempo é exatamente o que mais temos de vital enquanto substância: a água. E por que a água é a grande questão? Porque ela se tornou o ponto de interrogação mais importante entre os milhares de porquês da nossa sociedade.

Hoje, lavar as mãos se tornou um exercício de consciência. Deixar o carro brilhando se transformou num privilégio. Chega a ser crime moral em alguns locais – São Paulo que o diga. O estado de urgência que hoje nos habita foi construído por nós durante anos de negligência. É do ser humano ignorar o fim e adequar o meio às suas próprias necessidades.

Resultado: Nós e nossa circunstância.

Para a reinvenção humana

A Hidráulica Calhas, preocupada com a situação da água em nosso planeta, traz algumas dicas para que você se reinvente e passe de inimigo à peça fundamental na perpetuação da vida saudável de nossa espécie. Ou seja, saiba quanto e como economizar a água.

1) Boca aberta, torneira fechada 

Não deixe a água correndo enquanto estiver escovando os dentes. Uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada. Se duas pessoas fizerem isso, ao longo da vida, a quantidade de água economizada equivale a uma piscina olímpica e meia. Quer mais? Se todos os moradores do Brasil adotarem o hábito, a água economizada durante um mês equivalerá ao volume de um dia e meio de água correndo pelas Cataratas do Iguaçu. 


2) Nada de pinga-pinga 

Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, esse pinga-pinga de “apenas umas gotinhas” desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água limpa e tratada, o que custa cerca de R$ 1.200 na sua conta. Já pensou quanta coisa você poderia fazer com esse dinheiro que escorre, diariamente, pelo seu ralo? 


3) Não dê furos 

Canos furados e vazamentos são desperdício de água potável e dinheiro. Um buraquinho de 2 mm em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês (praticamente dez carros-pipa de água limpa e tratada). Em um dia, a quantidade do recurso jogada fora daria para lavar todas as roupas que você precisa na máquina de lavar. Então, não dê bobeira: feche as torneiras, interrompa o consumo e veja se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se sim, procure um profissional, porque certamente você está com vazamentos em casa. 

4) Coloque peneirinha na torneira 

O nome técnico é aerador, mas muita gente também conhece como “peneirinha”. O fato é que aquela válvula que pode ser colocada no bico da torneira ajuda a economizar água, ao proporcionar sensação de fluxo mais intenso. O Instituto Akatu fez a conta: se doze apartamentos de um prédio aderissem ao uso do aerador na torneira da cozinha, em um ano seria possível economizar água suficiente para encher uma piscina olímpica. 


5) Limpe antes de lavar 

A dica é manjada, mas não custa repetir, já que tem muita gente por aí que ainda desperdiça (muita) água para lavar louça. O ideal é retirar o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira, e jamais deixar a água correndo enquanto está ensaboando as louças. 

6) Banho de gato 

Sabia que, se cada brasileiro diminuísse em apenas um minuto seu tempo de banho no chuveiro, a energia economizada em um ano equivaleria a 15 dias de operação da usina Itaipu em sua geração máxima? E mais: se apenas duas pessoas em cada casa da Grande São Paulo reduzissem em cinco minutos o tempo que ficam debaixo do chuveiro com a água correndo, daria para economizar 13,4 bilhões de litros por mês – quantidade suficiente para abastecer uma população maior do que a de Salvador por 30 dias. 

7) Só na dança da vassoura

Usar aquela “vassourinha hidráulica” para limpar a calçada não está com nada: em 15 minutos, o desperdício de água chega a 280 litros. A mangueira gasta menos, mas também pode ser substituída por um balde (de preferência, com água reutilizada da máquina de lavar).

Todas essas dicas são do Portal Planeta Sustentável e ilustram bem a resolução para alguns de nossos maiores vícios cotidianos no quesito desperdício.

Entenda que, acima de tudo, você precisa assumir seu posto de regador do mundo.

2 Comentários

Deixe uma resposta