Blog

Há alguns problemas ocasionados pela calha entupida, confira e saiba quando entrar com a manutenção

 

À medida que as chuvas se intensificam durante a primavera e o verão, os problemas causados pelo entupimento das calhas se tornam cada vez mais graves. Calhas entupidas podem causar questões como infiltração, inundação, água parada e até mesmo contribuir para a propagação de doenças como a dengue.

 

Quando as calhas estão entupidas, a água não consegue fluir adequadamente através delas e, em vez disso, se espalha pelo telhado e pelas laterais da casa. Isso pode levar à infiltração de água, o que pode causar danos significativos à estrutura da obra. A infiltração também pode causar problemas por conta da água no interior da casa, incluindo paredes, tetos e pisos. Esse tipo de dano pode ser caro de reparar e levar a problemas mais sérios, como mofo, se não for resolvido.

 

Outro grande problema causado por calhas entupidas são as inundações. Quando as calhas não conseguem drenar adequadamente a água da casa, o excesso de água pode se acumular ao redor da fundação. Isso pode fazer com que a água cause alagamentos, o que gera mais situações desagradáveis, como a perda ou danificação de móveis e equipamentos eletrônicos. Além disso, se a água permanecer por muito tempo na estrutura, ela pode enfraquecer a fundação, levando a problemas mais sérios.

 

Água parada é outro caso que pode surgir de calhas entupidas. Quando as calhas não conseguem drenar adequadamente, a água pode se acumular em áreas baixas ao redor da propriedade. Isso pode criar água parada, que pode se tornar um terreno fértil para mosquitos e outros insetos. A água parada não é apenas um problema de pragas, mas também pode ser um risco à saúde. Os mosquitos podem transmitir doenças como a dengue, disseminadas aos humanos por meio de suas picadas.

 

É claro que calhas entupidas podem causar sérios problemas, tanto para a estrutura de uma casa quanto para a saúde de seus ocupantes. Manter as calhas limpas e mantidas adequadamente é importante para evitar que esses danos ocorram. Recomenda-se que as calhas sejam limpas pelo menos duas vezes por ano e com mais frequência se houver árvores localizadas perto da casa que soltem folhas e outros detritos.

 

Embora a limpeza de calhas possa ser uma tarefa complicada e demorada, os benefícios de se fazer isso superam em muito o custo. Ao dedicar um tempo para cuidar adequadamente das calhas, os proprietários podem evitar reparos dispendiosos e garantir que suas casas sejam lugares seguros e saudáveis para morar.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Então, baixe agora mesmo o nosso Manual de Instalação Completa de um Sistema de Calhas!

Deixe uma resposta